EVOLUÇÃO DA ECONOMIA
Ao longo do século XX, a economia do Brasil cresceu e se transformou. Marcado por mudanças estruturais importantes, o país viveu a transição de uma economia agroexportadora, com uma alta dependência de poucos produtos primários em sua pauta de exportações, para uma economia industrializada, em um espaço de tempo relativamente curto, fato que desperta o empenho em identificar as condições que favoreceram essa transformação.
Para compreender a formação histórica do ambiente econômico brasileiro, é necessário analisar os fatores que determinaram à evolução da economia, assim como os mecanismos adotados na manutenção do crescimento. Assim, pode-se identificar quais momentos foram decisivos na história econômica, estabelecendo os principais fatores que influenciaram a economia entre o período do Brasil Colônia até o período conhecido como Milagre Econômico.
Através da análise da formação econômica brasileira, é possível entender os ciclos da economia e seus modelos de desenvolvimento, identificando qual foi o papel do Estado e dos demais agentes econômicos frente ao processo de industrialização e desenvolvimento. É importante identificar quais os principais problemas econômicos bem como as medidas adotadas e seus resultados.
A fim de discutir as mudanças econômicas experimentadas pela economia brasileira ao longo de sua história, este trabalho está segmentado em quatro partes. Na primeira parte, discorre-se sobre o Brasil colonial e sua economia basicamente extrativista. Em um segundo momento, descrevem-se as transformações decorrentes da industrialização. Na terceira parte do trabalho, é analisado um período importante da evolução econômica do Brasil: o Plano de Metas (1956-1960) do governo JK. Para finalizar o trabalho, faz-se uma análise do Milagre Econômico (1968-1973), período de crescimento econômico espetacular, ocorrido durante a ditadura militar.
O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL NO PERÍODO COLONIAL
Durante o século XVI, o Brasil não era