Zoneamento ilha grande
SETOR I - Dividido por áreas pode ter três tipos de considerações quanto ao seu zoneamento, em algumas regiões da área- zona de uso conflitante - estrada entre Abraão e Dois Rios, a construção da estrada nesta rota, altera de forma significativa o ecossistema da região. A construção de grandes estradas acarreta destruição de flora e alterações no ciclo de vida das espécies. A construção desta estrada conflita com a idéia de preservação ambiental, que é visada a região. Para que não ocorram maiores estragos a vida silvestre, a implementação de regiões tampões entre uma área e outra das estradas irá criar o amortecimento de impactos e recuperação de espécies da fauna e flora que estejam em processo de extinção.
Poderá ser implementado o zoneamento de uso extensivo. A região de Abraão possui concentração população acentuada, devido a isto seria inviável ou até conflitante a desocupação da área para acesso ao público. A região por está em área de fácil acesso aos seus visitantes e ter melhores condições devido às estradas, poderiam ter o melhor acesso a área, claro que tendo o controle de impactos negativos do meio natural.
“No Abraão existem 30 casas funcionais do Estado dentro do Parque ocupadas por funcionários da Secretaria de Administração Peninteciária.”Zona de Uso Especial. A região do Abraão, também poderá ser beneficiada por já ter força administrativa e gestão da área, considerada a capital de Ilha Grande, a região tem melhor infra-estrutura para a criação de uma sede administrativa e de gestão. A maior concentração de representantes do município e populacional, e com melhores locais para a construção da sede administrativa da unidade.
Setor II - “A praia de Parnaioca vivem 6 famílias, com aproximadamente 20 pessoas dentro do limite do parque.” Zona de Ocupação temporária. O reassentamento da população pode ser a melhor opção para o posterior controle e preservação da área. Por não ocorrer uma concentração populacional