Apa de santa rita
Em Alagoas, APA de Santa Rita completa 21 anos sem implantação efetiva
Alagoas, janeiro de 2.006 - Deficiências em mecanismos de zoneamento, manejo e gestão fazem a APA de Santa Rita não cumprir os objetivos de preservar o meio ambiente e assegurar o desenvolvimento sustentável
Criada pela Lei Estadual nº 4.607 de 19 de dezembro de 1984, a Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita completou 21 anos, mas ainda não foi, de forma plena, implantada. Esta é uma das conclusões de pesquisa intitulada “Desafios à Implementação Sustentável das Áreas de Proteção Ambiental: o caso da APA de Santa Rita, Alagoas”, desenvolvida pelo geógrafo e professor Maurício Pereira. O trabalho foi apresentado como dissertação de mestrado na última quarta-feira (25/01) ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da UFAL.
Segundo o estudo, a APA alagoana chegou à maioridade sem concretizar os mecanismos necessários ao alcance de seus objetivos básicos: proteger a diversidade da fauna e flora, disciplinar o processo de ocupação pelo homem e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. Descaso provocado pela omissão do poder público que, ao longo de duas décadas, não criou os meios legais complementares para fiscalizar e regulamentar as atividades na APA.
“Passados 21 anos, a Área de