Projeto Parceria de Hoteis
APA Itacaré/Serra Grande
A atividade turística local pode ser um instrumento eficaz para desenvolver as comunidades rurais e urbanas e a conservação da natureza local. Por isso temos atuado para promover a produção orgânica, o desenvolvimento de roteiros rurais, incluindo trilhas ecoturísticas e ampliar as alternativas de renda, diversificando a oferta de produtos turísticos locais. Com o compromisso de atuar em longo prazo na proteção deste patrimônio natural e no desenvolvimento includente do turismo, na perspectiva da sua responsabilidade social e ambiental.
O trabalho foi desenvolvido em quatro comunidades de agricultores familiares caracterizadas pela baixa escolaridade, pouca organização comunitária, predomínio do modelo agrícola de “corte e queima”, tendo como conseqüência um contexto de instabilidade social e conseqüentemente ambiental. Diante desta realidade buscou formas alternativas de geração de renda associada à cadeia do turismo, promovendo a formação de sistemas agroflorestais, hortas orgânicas, produção de mudas e a criação de pequenos animais fazendo a transição para um modelo agrícola sustentável que melhore a condição de vida do agricultor e conserve a paisagem regional e sua vocação para o ecoturismo. Associação dos Agricultores Orgânicos da APA Itacaré Serra Grande - Embaúba
Fundada em 11 de abril de 2007, fruto de um projeto do núcleo de comunidades do Instituto Floresta
Viva, que após cinco anos de trabalho se fez necessária a organização destes produtores orgânicos. Ela nasce com a missão de promover a produção orgânica na APA Itacaré Serra Grande e como forma de organização produtiva para estes agricultores. Têm, atualmente, 29 associados ativos, todos com uma renda média acima dos agricultores da região, devido a participação nos canais de comercialização obtidos pela organização do grupo.
Os associados têm assistência técnica do