dissertação
Introdução
A introdução apresenta o assunto; é o ponto de partida e o pretexto para se começar a discussão. Num contexto de redação do vestibular, não se deve iniciar um texto em forma de resposta à pergunta feita na proposta. Também não se começa no meio do assunto, pressupondo que o leitor já saiba do que se trata; nem se empregam expressões próprias da linguagem oral, tais como: "bom", "bem", "veja bem".
Desenvolvimento
É a parte na qual você deve entrar na questão anunciada na introdução, por meio de argumentos logicamente encadeados, buscando aprofundar e esclarecer o assunto. Assim, quando a argumentação é bem feita, o texto torna-se consistente, produzindo a sensação de realidade e a impressão de verdade. São inúmeros os recursos linguísticos usados com a finalidade de convencer. Dentre eles podemos citar o argumento de autoridade; o argumento baseado no consenso, em provas concretas, no raciocínio lógico e com base na competência linguística.
Conclusão
Nesta parte é interessante retomar o ponto inicial da sua redação e deixar claro que o texto está chegando ao fim. Procure reunir, de forma concisa, os principais pontos do desenvolvimento. Nada de argumentos novos. Capriche e busque encantar o leitor. Estabeleça uma relação com o título, que, geralmente, surge quando você chega ao final.
Para costurar a conclusão, empregue expressões tais como: diante do que foi exposto; a partir dessas considerações; diante desse quadro; em vista disso; tudo o que foi dito; esse quadro; assim; isso significa; dessa forma, entre