Organelas
Organelas e macromoléculas
Biologia Celular e Genética humana
Jasline Sousa
Fisioterapia
Introdução
A centrifugação é um processo dependente de uma força centrífuga, gerada pela rotação da amostra, que resulta na separação dessa amostra. Esse processo é usado para sedimentar sólido em líquidos, ou diferentes densidades, em fases. Para ocorrer a centrifugação é indispensável a força centrífuga relativa. Essa força é gerada quando uma partícula ou conjunto de partículas passa a realizar um movimento circular.
Objetivo
Neste relatório será apresentado os materiais, métodos e passos do processo de separação de organelas e macromoléculas pelo processo de centrifugação, além dos resultados desse processo.
Materiais e Métodos
Material
- Folha de Tradescantia purpúrea
- Gral e pistilo
- Tubos de centrifuga
- Pipetas e Pasteur
- Centrifuga
- Detergente de louça
- Agua acidulada ( 2 a 3 gotas de vinagre – ácido acético – em mais ou menos 100 ml de água )
Procedimentos
1 - Coloque 3 ml de água acidulada em um gral ( ou em um pires ) ;
2 - Esmague nessa solução 2 a 3 folhas de Tradescantia com um pitilo ( ou uma colher )
3 – transfira com uma pipeta de pasteur a parte liquida do homogeneizado paea um tubo de centrífuga e centrifugue rapidamente ( 15 seg ) . para retirar fibras de celulose e outros resíduos maiores;
4 - Transfira o sobrenadante para um tubo novo . Observe que o líquido tem cor marrom. Centrifugue por 5 minutos. Pode se ver claramente, após a centrifugação, que o sobrenadante é um líquido roxo, pela presença do pigmento hidrossolúvel antocianina. No fundo do tubo fica um precipitado verde, pela presença de cloroplastos, que são organelas grandes e por isso vão para o fundo do tubo.
5 - transfira o sobrenadante para o novo tubo
6 – com uma pipeta,