Organelas
Desenvolvimento..................................................................Página: 5 à 7
Conclusão..................................................................................Página: 8
Bibliografia...............................................................................Página: 9
3
Introdução
Organelas (pequenos órgãos) são compartimentos delimitados por membrana que tem papeis específicos a desempenhar numa função global de uma célula. As organelas trabalham de maneira integrada assumindo uma ou mais funções celulares.
O nome organela vem da ideia de que estas estruturas são os órgãos da célula (como os órgãos são para o corpo). As organelas são identificadas por microscopia e também podem ser purificadas por fracionamento celular. Existem muitos tipos de organelas, particularmente em células eucarióticas. Enquanto os procariontes não possuem organelas, alguns contem microcompartimentos à base de proteínas, que são supostamente para funcionar como organelas primitivas.
4
Organelas
Organelas são estruturas presentes nas células, comuns a muitos tipos delas. Isto é, são compartimentos celulares limitados por membranas. Essas organelas desenvolvem funções distintas, que, no total, produzem as características de vida associada com a célula. Na célula animal eucariótica existem três componentes básicos: membrana, citoplasma e núcleo.
– Ribossomo – Existem ribossomos que estão isolados no citoplasma, outros estão inseridos no retículo endoplasmático