Siscomex -Sistema integrado de comércio exterior
Sistema integrado de comércio exterior é ferramenta utilizada no Brasil para o controle de saída e entrada de mercadoria, que acompanha e controla as operações de exportação e importação. Criado pelo Banco Central em meados 1993, tendo sua base de dados no SERPRO. Em 1997 passou a operar nos processos de importação. Tendo sido alterado em outubro de 2006 o modulo para exportação. Por meio deste sistema, trabalha-se com o comércio exterior, obtendo-se registros de exportadores e importadores, sendo necessário acessar as informações pela internet. O sistema é capaz de consultar a situação de Registros de Exportação – RE, Licenças de Importação – LI, Despachos de Exportação – DE e Despachos de Importação – DI, apresentando dados como a data da última situação, exigências administrativas e aduaneiras etc.
Se divide em 2 modalidades que são: a primeira, Operações em Andamento, monstra várias operações alteradas no status, apresentando ao aduaneiro a informação mais atualizada sobre suas operações. A segunda modalidade permite consultar RE, LI, DE e DI individualmente, ou por período, conseguindo acessar o histórico de cada uma das operações ao longo prazo.
Siscomex carga
É um sistema responsável pelo controle de cargas que foram exportadas ou estão em curso dos portos brasileiros. Esse sistema acaba por promover uma redução nos custos, uma maior segurança, uma uniformidade, rapidez e um acompanhamento mais detalhado dos processos. Entre os processos estão: o controle de embarcação desde a seu primeiro embarque até o ultimo desembarque (autorizando ou bloqueando essas movimentações pela internet), o controle de carga desde a manifestação até a entrega ao importador (passando pela descarga, armazenamento, trânsito, vinculação e desembaraço, tanto na zona primária como secundária e o controle de carga exportada da entrada na zona primaria ou secundaria até a saída do país.
Acessando o Sistema
Ao fazer o login, o aduaneiro é direcionado para a