trabalho de SISCOMEX
1
2
2.1
2.2
2.3
2.4
2.5
2.6
2.7
3
3.1
3.1.1
3.1.2
3.1.3
3.1.4
3.1.5
4
5
INTRODUÇÃO
CONCEITOS E HISTORICO
ORGÃOS INTERVENIENTES
GESTORES
ANUENTES
USUARIOS
VANTAGENS DO SISCOMEX
ACESSO AO SISCOMEX
CREDENCIAMENTO E HABILITAÇÃO
O RELACINAMENTO COM OS DEMAIS PAISES
AMERICA DO SUL E INTEGRAÇÃO REGIONAL
UNASUL
CALC
CELAC
MERCOSUL
ALADI
LEGISLAÇÃO BASICA
PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA
2
3
3
3
4
4
4
4
5
5
5
5
5
6
6
6
7,8,9
9
1
INTRODUÇAO
O comércio internacional apresenta alto grau de competitividade e exige um elevado grau de profissionalização. Nos últimos anos, a participação brasileira no mercado mundial aumentou significativamente. O país realiza negócios com, aproximadamente,
20 blocos econômicos e exporta para mais de 120 países.
Sistema Integrado de Comércio Exterior - Siscomex: Nasceu para dinamizar todas as etapas e procedimentos de importação ou exportação, com aspectos comerciais, de aduana e cambiais, ligados a diversos órgãos de governo.
O Siscomex está presente em todas as etapas do processo de importação e exportação, agiliza o trabalho das empresas na formulação, análise e registro de seus documentos.
Também viabiliza o controle administrativo, o recolhimento de tributos, a fiscalização da carga, seu transporte, armazenamento, trânsito e liberação.
2
Conceitos e Histórico
O SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior) é um instrumento que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior, através de um fluxo único, computadorizado, de informações, cujo processamento é efetuado exclusiva e obrigatoriamente pelo sistema.
O Sistema Integrado de Comércio Exterior - SISCOMEX, instituído pelo Decreto n°
660, de 25.9.92, é a sistemática administrativa do comércio exterior brasileiro, que integra as atividades afins da Secretaria de Comércio Exterior - SECEX, da Secretaria da Receita Federal-SRF e do Banco Central do Brasil - BACEN, no registro, acompanhamento e controle das diferentes etapas das