yoga
INDRODUÇÃO 1
CAMINHO DO YOGA 1
PRANAYMAS 3
1.1 Sintonia com o Yoga 4
1.1.1 Aspectos resultantes das altas vibrações do Yoga 5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
INDRODUÇÃO
CAMINHO DO YOGA
O termo Yoga possui inúmeras acepções. Para uma definição mais unificada englobando suas inúmeras acepções vamos citar aquela que aproxima o homem do universo e o universo dentro do ser, a de que o Yoga é uma filosofia pratica que visa à identificação do ser humano com sua própria natureza e sua integração com o universo. Dentro desse contexto, algo que fascina é a representação plástica de Shiva Nataraja, figura emblemática do Yoga, como dançarino, Shiva representa esse conceito, pois ele é o dançarino cósmico que com seus movimentos marca o ritmo do universo. Com base No livro de Fritjo Capra, entende-se que os ritmos e fenômenos naturais do universo estão associados aos ritmos internos do homem. O citado autor relatou a seguinte experiência em seu livro, O Tao da Física:
“Estava sentado à beira-mar, num fim de tarde de Verão, vendo as ondas surgirem e sentindo o ritmo da minha respiração, quando repentinamente dei conta do desenvolvimento de todo o meu meio ambiente numa gigantesca dança cósmica. Sendo um físico, eu sabia que a areia, rochas, águas e ar que me rodeavam são feitas de moléculas e átomos vibrantes, e que estes consistem em partículas que interagem umas com as outras, criando e destruindo outras. Sabia também que a atmosfera da Terra é continuamente bombardeada por «raios cósmicos», partículas de alta energia que provocam múltiplas colisões à medida que penetram no ar. Tudo isto me era familiar pela minha investigação na física das altas energias, mas até ali só tinha sentido isso através de gráficos, diagramas e teorias matemáticas”. (Fritjof Capra, O tao da física, p.17).
Essa via consciente do Yoga representa um novo despertar cujo estado de consciência vai gradativamente despertando uma visão