YDreams
09-01-2008
10:23
Page 179
Um estudo de caso sobre as organizações que aprendem
como uma modalidade de investigação qualitativa, é definida, segundo Cohen e Manion (2003: 223), como “um procedimento essencialmente in loco, com vista a lidar com um problema concreto localizado numa situação imediata (...)”. De acordo com esta definição, uma característica deste tipo de estilo de investigação é que os participantes do estudo observam, indagam e focalizam determinados aspectos através de reajustes constantes que melhoram a qualidade e a adequabilidade da sua prática.
Neste quadro da investigação qualitativa, optou-se ainda pelo método de investigação estudo de caso. Este método, segundo Triviños (1995) e Godoy (1995), é o procedimento mais adequado para o estudo mais detalhado de uma determinada situação. O estudo de caso supõe que se pode adquirir conhecimento do fenómeno investigado a partir da exploração intensa de um caso.
Para validar o estudo de caso, usaram-se os testes lógicos e as estratégias de testagem propostas por Yin (1994). Mais precisamente, apresenta-se um único caso – a empresa YDreams –, pelo que a unidade de análise é a organização/empresa como um todo. O caso em estudo foi seleccionado através de critérios, nomeadamente, (1) escolheu-se a empresa YDreams por ser um caso típico onde existia informação prévia de existência de determinadas práticas de aprendizagem, (2) por se tratar de uma empresa pertencente ao sector de actividade das tecnologias e (3) a localização geográfica da mesma.
Os métodos e técnicas de recolha de dados foram as entrevistas pessoais e a observação participante, para triangulação de dados (Patton, 1990). Trata-se de fonte de informação típicas de um estudo de caso e de investigação-acção. O guião (protocolo) da entrevista foi desenvolvido baseado na extensa literatura consultada e nas dimensões do modelo proposto. A análise de documentos, formais e informais, cedidos pela empresa