evolução das profissões
JEFERSON ROSEIRA N° 12
LUCAS TADEU N° 23
SÃO PAULO 2014
A Evolução histórica das profissões
Informação e conhecimento sempre estiveram, ao longo da história, relacionados ao processo de desenvolvimento humano. Movido por este processo, o avanço das tecnologias de informação, encontra-se hoje no centro da reformulação de uma nova ordem mundial. O acesso rápido à informação leva à aceleração do conhecimento e este, por sua vez, gera novos conhecimentos de maneira cada vez mais ágil o que não encontra precedentes na nossa história. Tais avanços vêm permitindo uma expansão da troca de informações entre os agentes individuais e coletivos. Ações antes planejadas apenas com interesses locais são, nessa nova ordem mundial, discutidas a partir de uma ótica nacional e internacional. Do ponto de vista econômico, verificam-se novas práticas de produção, comercialização e consumo de bens e serviços, competição entre instituições e uma maior intensidade no uso da informação. No campo social, têm-se modificações sensíveis nas relações, na forma e no conteúdo do trabalho com implicações no fazer dos profissionais.
Neste contexto, para Harvey (1983, p.140), a extensão do capitalismo trouxe flexibilidade aos processos de trabalho, aos mercados, aos produtos e padrões de consumo em um novo regime de “acumulação flexível.” Este autor ressalta ainda que esta acumulação envolve mudanças rápidas e desiguais nos padrões de desenvolvimento, “criando [...] um vasto movimento no emprego do chamado setor de serviços.”
Dentro desta nova ordem social, o desenvolvimento tecnológico vem provocando mudanças sensíveis no perfil de profissionais de diversas áreas do conhecimento. Essas transformações são constantes e evoluem de forma acelerada. É neste cenário de transformações sociais, econômicas e culturais que