Profissões do Século XXI
Profissões do Século XXI
Nome: x
Nº x
Série: x
2013
Novas profissões que chegaram para ficar O mercado de trabalho é dinâmico e as profissões se baseiam no suprimento das necessidades dos clientes, sejam elas as empresas para os quais trabalhamos ou os seus consumidores e fornecedores. Vejamos alguns exemplos dessa evolução. Até meados dos anos 1980 existiam professores de datilografia, cuja a função era ensinar as pessoas e datilografarem, de forma rápida, utilizando os dez dedos das mãos. Com o advento do computador, a máquina de escrever foi aposentada, bem como a maioria dos professores de datilografia. As novas profissões se baseiam em habilidades (o que sabemos fazer) e competências (grau de acerto na execução das mesmas), vigentes no século atual. A revista VEJA, de 22 de junho deste ano, traz uma excelente reportagem sobre as 20 novas profissões, onde os alunos que se destacam são contratados, antes de concluírem os seus cursos. Selecionei 5 profissões, as quais pensei mais interessantes:
I. Analista de Redes Sociais: esse profissional monitora a imagem de uma empresa na internet, desenvolve planos de comunicação e marketing, produz informações para as redes sociais.
II. Especialista em ferramentas de inovação: cria sites, aplicativos ou games para identificar desejos e necessidades do consumidor. A partir dos resultados, desenvolvem novos produtos.
III. Game designer: elabora roteiros, cria personagens e cenários de videogames.
IV. Artista digital em 3D: cria personagens, vinhetas e maquetes virtuais.
V. Gerente de E-comerce: atua nos processos de logística, de compra e venda de produtos e de cobrança. Por que essas profissões são promissoras? Devemos analisar as tendências do século XXI. De uma forma direta ou indireta, essas profissões têm relação com o mundo da informática e da internet. Sugerimos que cada vez mais você desenvolva habilidades e competências profissionais e não se apegue