Desigualdade de géneros
Por exemplo, no início do século XX os homens não poderiam exercer todas as profissões que desejassem como se pensava. Os homens não podiam ser assistentes de bordo, cabeleireiros e esteticistas e professores primários ou do básico, uma vez que estas profissões estavam apenas reservadas às mulheres.
Mas, à semelhança das mulheres, os homens quebraram as barreiras do género e também eles se libertaram dos estereótipos.
Alguns livros e filmes sobre desigualdade de género
Filmes:
-A Cidade de Deus.
Passado num dos locais mais violentos do Rio de Janeiro, este filme permite discutir na disciplina de Sociologia: a desigualdade social, de género, o conceito de sociedade anónima, entre outros temas.
-Mulan.
O clássico da Disney mostra a desigualdade de género pela qual a jovem Mulan passa. Querendo juntar-se ao grande exército chinês para honrar a sua família e o seu país, Mulan é impedida pela sua família uma vez que é mulher e apenas os homens eram considerados dignos de lutarem.
Livros:
-About Harriet.
Este livro para crianças mostra a representação dos papéis masculinos e femininos no início do século XX. Tendo sido alvo de vários estudos acerca da desigualdade social nele descrita, Janice McCabe, professora assistente na Universidade de Florida, mostra que neste, assim como em muitos outros livros do início do século passado, os papéis masculinos eram os papéis dominantes das histórias.
Estes livros são uma partilha da marca dominante dos valores culturais, significados e expectativas. E, segundo isto, as personagens femininas passam às crianças a ideia de que “as mulheres e as raparigas ocupam um papel menos importante na sociedade do que os homens ou os rapazes.”, e isto afetará a maneira como as crianças vêm o homem e a mulher. Exemplos de desigualdade de género no século XXI
É comum ouvir-se os mais idosos comentarem, no que diz respeito à