carta
Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária.
ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM
Trabalho elaborado pelas acadêmicas Bruna Oliveira de Sá (RA 00093836), Livia Sterchelle dos Santos (RA00105870) e Luana Rosas de Almeida (RA00093803) como exigência da disciplina de Gestão de Pessoas IV do curso de Administração de Empresas da Faculdade Pontifícia Universidade ,Católica de São Paulo sob a orientação do professor Jean Pierre Marras.
Barueri, 14 de Abril de 2014.
RESUMO
Diante do mundo globalizado e um cenário cada vez mais complexo e de constantes mudanças e inovações, as organizações para se tornarem competitivas, necessitam recorrer a procedimentos, técnicas e instrumentos de gestão que a transforme num processo de aprendizagem contínua.
O objetivo deste trabalho foi reunir as principais informações a respeito das organizações que aprendem, buscando a definição do que é ser uma organização que aprende, quais são as principais características e competências que a envolvem entre outros fatores.
Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em diversas fontes, em paralelo os componentes do grupo buscaram três exemplos de organizações que aprendem.
Neste trabalho concluiu-se que para a organização alcançar esse modelo de ser uma organização que aprende é necessário introduzir mudanças na sua política de gestão. É imprescindível que a liderança concorde e apoie essa proposta para que haja disseminação do conceito e efetivamente compartilhamento e aplicação no dia a dia da organização por todos os funcionários. Caso contrário é muito provável que todos os esforços sejam inúteis.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ............................................................................................................ 4
REFERÊNCIAL