Hormônios
O PTH é um hormônio proteico, de cadeia única com 84 aminoácidos, secretado pelas células principais das glândulas paratireoides, uma vez que as células oxifílicas são células principais modificadas ou depletadasque não o secretam mais.
Possui açãodireta sobre o osso e o rim, mediada pelo cAMP, e indireta sobre o intestino, pela ativação da vitamina D, de modo que haja aumento da concentração plasmática de cálcio. Esse aumento é proveniente da intensificação da absorção de cálcio e de fosfato a partir do osso e da reabsorção osteoclástica bastante acentuada; do aumento da reabsorção tubular renal de cálcio, que leva à diminuição da sua excreção, e redução acentuada da reabsorção renal de fosfato, causando fosfatúria; e, por fim, do aumento da formação renal do 1,25-diidroxicolecalciferol que estimula uma intensificação na absorção intestinal de cálcio e fosfato.
A secreção do PTH é controlada pela concentração plasmática do íon cálcio, cujas alterações são detectadas por receptor sensível ao cálcio (CaSR), acoplado à proteína G, nas membranas das células da paratireoide. Dessa forma, o aumento na concentração desse íon estimula o receptor a ativar a fosfolipase C, de modo que haja aumento do inositol1,4,5-trifosfatado (IP3) intracelular e a formação de diacilglicerol (DAG), desencadeando a liberação de cálcio dos estoques que, então, diminui a secreção de PTH. A diminuição da concentração plasmática de cálcio, por sua vez, inibe essas vias explicitadas, estimulando a secreção de PTH.
CALCITONINA
A calcitonina é um hormônio peptídico, de cadeia linear com 32 aminoácidos, sintetizado e secretado pelas células parafoliculares ou C, situadas no líquido intersticial entre os folículos da glândula tireoide.
Por meio de ações nos ossos e nos rins – e vale ressaltar que ela não atua no intestino - tende a diminuir a concentração plasmática do cálcio e, em geral, tem efeitos opostos aos do PTH. A redução na concentração plasmática desse íon é