Hormonios
Trabalho apresentado ao professor Fernando Teixeira Gomes como requisito parcial para a conclusão da disciplina Bioquímica Básica, do curso de Nutrição da Universidade Presidente Antônio Carlos.
.
Juiz de Fora
2012
Introdução
O sistema endócrino está constituído de várias glândulas ou células localizadas através do corpo, as quais são capazes de sintetizar, armazenar e secretar mensageiros químicos específicos chamados hormônios.
O sistema endócrino exerce como funções gerais: * Diferenciação de tecidos, como do Sistema Reprodutivo e do Sistema Nervoso Central no feto em desenvolvimento. * Estimulação do crescimento sequencial e desenvolvimento durante a infância e a adolescência e reparação no adulto. * Coordenação dos sistemas reprodutivos no homem e na mulher, tornando possível a procriação sexual. * Manutenção da consciência do meio interno durante a vida. * Papel nas respostas adaptativas e corretivas quando acontece um estado de sobrecarga ou até de agressão.
Os hormônios agem como transportadores de informação regulatória específica entre a célula e órgãos.
Os tipos de funções hormonais são:
Ação endócrina: Refere-se à ação clássica dos efeitos dos hormônios. Trata-se de uma molécula sinalizadora que é sintetizada num determinado lugar, libera-se no sangue, circula-se e liga-se a um receptor específico.
Ação parácrina: o hormônio é sintetizado em células apropriadas, de onde é liberado, ligando-se a receptores de células localizadas na vizinhança, afetando sua função.
Ação neurócrina: o hormônio é sintetizado em neurônios e depois do transporte axônico passa aos líquidos extracelulares, circula pelo sangue, sendo captado por receptores de células localizadas a certa distancia de sua produção, mas afetando sua função.
Ação neurotransmissora: Neste caso o hormônio é sintetizado por neurônios liberado nas