Wundt
O conceito de “Condicionamento Operante” foi criado pelo psicólogo Skinner, e se refere ao processode modelagem de um comportamento através do reforço diferencial e aproximações sucessivas. Isto quer dizer que todo comportamento gera uma consequência e esta afeta a sua probabilidade de ocorrer novamente; se a consequência for reforçadora, aumenta a probabilidade, se for punitiva, além de diminuir a probabilidade de sua ocorrência futura, gera outros efeitos colaterais. Este tipo demecanismo de aprendizagem é chamado de condicionamento operante.
O comportamento operante é modelado a partir das respostas que gerem mais reforço, e tende se estabelecer no repertório, ou seja, em um contexto semelhante tende a ser novamente emitido. O tipo de consequência que aumenta a probabilidade de ocorrência da resposta em contextos semelhantes, chama-se reforço. O reforço pode ser positivo, quando há a adição de um estímulo no ambiente que resulte no aumento da frequência da resposta que o gerou; ou negativo, quando a resposta emitida remove algum estímulo aversivo, ou seja, que a pessoa tende a evitar, do ambiente.
Lei do Efeito de Thorndike
O condicionamento operante, também chamado de condicionamento instrumental ou aprendizagem instrumental foi primeiramente estudado por Thorndike, que observou o comportamento de gatos tentando escapar de "caixas problemas”. Na primeira vez que os gatos eram colocados nas caixas, eles demoravam bastante tempo para escapar delas. Mas, com o passar do tempo, as respostas ineficientes foram diminuindo de frequência, e as respostas mais efetivas aumentavam de frequência, e os gatos conseguiam escapar em menos tempo e com menos tentativas. Em sua Lei do Efeito, Thorndike teorizou que as respostas que produziam consequências mais satisfatórias, foram "escolhidas" pela experiência e portanto, aumentaram de frequência. Algumas consequências reforçavam o comportamento, outras enfraqueciam-no".
Princípios do Reforço
É