introdução a profissao
Introdução
No âmbito da disciplina de Introdução á Profissão, do primeiro semestre do Curso de Engenharia Mecânica (1º ano), fiz este trabalho de Cidadania Básica.
Este trabalho está dividido em quatro Capítulos; no primeiro capítulo abordar-se-á o Estado Português, onde é realizado um breve resumo da sua estrutura fundamental, os seus órgãos fundamentais e as suas principais competências perante a nação.
No segundo capítulo fasear-se-á um resumo da Declaração Universal dos Direitos do Homem, também conhecida por DUDH e uma resenha das Nações Unidas, mais conhecida por ONU, onde é explicada a sua origem, propósitos, principais agências e organismos e modos de operação na ordem mundial.
No terceiro capítulo será resumido o Código Deontológico dos Engenheiros enquadrando-o nos aspectos éticos da nossa sociedade.
Por fim, no quarto capítulo, contrariar-se-á um Gráfico Gantt que é um planeamento de todas as actividades curriculares a realizar neste primeiro semestre.
Estrutura fundamental do Estado Português
Actualmente Portugal é um Estado de direito democrático, baseado na soberania popular, no pluralismo de expressão e organização política democráticas, no respeito, na garantia de efectivação dos direitos e liberdades fundamentais e na separação e interdependência de poderes, visando a realização da democracia económica, social e cultural e o aprofundamento da democracia participativa.
O Estado Português é baseado na Constituição República Portuguesa (CRP) na qual reside regras fundamentais para o bom funcionamento de qualquer sociedade.
O nosso Estado é constituído por quatro órgãos fundamentais: o Presidente da República, a Assembleia da República, o Tribunal e o Governo. Nenhum destes órgãos tem domínio completo e cada um tem funções diferentes e específicas.
O Presidente da República é o Chefe de Estado, ou seja, o líder máximo de um estado soberano cujo estatuto é uma república e os poderes específicos que detém e o modo