Introdução sobre a profissao de assistente social
TRABALHO INTRODUTÓRIO SORE A PROFISSÃO:
1. Quem são e o que fazem os assistentes sociais?
O assistente social é um profissional graduado no curso de serviço social que habilitado pelo CFESS pode atuar em áreas sociais.
Um assistente social atua, através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
2. Os assistentes sociais somente trabalham com pessoas em situação de pobreza?
Não. O assistente social pode trabalhar com qualquer cidadão que não tenha os seus direitos individuais ou públicos respeitados independente de sua classe econômica, porém os serviços de um assistente social são mais visados pelas classes que vivem em situação de pobreza.
3. Qual a diferença entre Serviço Social, assistente social, assistência social e assistencialismo?
Serviço Social é uma profissão na qual se trabalha para atender as necessidades sociais da população, defendendo os direitos básicos do cidadão.
O assistente social é o profissional graduado no curso de Serviço Social e possui um registro pelo conselho da profissão.
Assistência social é uma politica que compõe a chamada Seguridade Social, a assistência social propõe diversas politicas programas e ações para minimizar as desigualdades sociais, como por exemplo, o Bolsa Família.
Assistencialismo é uma prática repudiada pela profissão, pois prega a caridade e a ajuda paliativa.
4. Quais são as entidades representativas do serviço social no Brasil? Atualmente as entidades representativas no Brasil são:
- Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS)
- Conselho Federal de Serviço Social (CFESS)
- Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social (ENESSO)
E fora do Brasil também tem a International Federation of Social Workers (IFSW)
5. Existem