Questao social x
SANTO AMARO
2011
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
REGULAMENTAÇÃO, ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E ACADÊMICA E A PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Introdução ao Serviço Social do Curso de Serviço Social da UNIFACS 1º semestre sob acompanhamento da Profª patrícia Dantas Vergasta e da tutora Luciana Silva de Jesus.
SANTO AMARO 2011 INTRODUÇAO: O presente trabalho vem resgatar o contexto histórico da profissão de assistentes sociais ressaltando sua grande importância como profissão na atualidade, na luta pela igualdade de direitos para combater toda e qualquer forma de injustiça social que é o marco legal do profissional formado em serviço social. Desde 1930, quando assumido pelo estado tomando a frente o trabalho social no pais tendo seus momentos positivos e negativos marcados também pelo primeiro damismo, a importância da LBA como órgão de colaboração junto ao estado e contemporaneidade da profissão.
A regulamentação do serviço social deu- se pelo fato do crescimento do número de escolas seguido pela grande quantidade de assistentes sociais formados na época onde logo surgiu a necessidade de regulamentar a profissão de nível superior. Assim regulamentou-se a 1ª lei de nº 3.252 em 27 de Agosto de 1957. Era uma lei com muitas restrições, expresse sobre o surgimento das primeiras escolas do ramo e sua institucionalização. (vesgata, 2011) Devido a transformação social, cultural e econômica no Brasil e no mundo houve necessidade de renovação na regulamentação para garantia de desenvolvimento profissional dos assistentes sociais, sendo assim em 07 de junho de1993,foi sancionada a lei nº 8.662,pelo presidente da republica Itamar Franco. A LBA foi criada pela esposa do presidente Getulio