Equilíbrio químico
Equilíbrio Químico
RESUMO
O equilíbrio químico é muito importante em reações. Às vezes, certas circunstâncias indicam que é necessário o conhecimento dos fatores que podem influenciar no equilíbrio de uma reação química. Como o equilíbrio químico é dinâmico, ele responde às mudanças nas condições sob as quais ocorrem as reações. Se uma reação química está em equilíbrio ela vai tender a permanecer no equilíbrio e se ela não estiver em equilíbrio ela vai tender a alcançar o equilíbrio.
Neste experimento, utilizaram-se soluções de cromato e dicromato para testar o deslocamento do equilíbrio de acordo com variações das condições iniciais, como por exemplo, alterações na temperatura, pressão e concentração dos reagentes e, ou produtos.
INTRODUÇÃO
Uma das razões pelas quais as propriedades dos sistemas em equilíbrio são muito importantes é que todas as reações químicas tendem a alcançar um equilíbrio. De fato, se permitirmos que isso ocorra, todas as reações atingem o estado de equilíbrio, embora em alguns casos isto nem sempre seja evidente. As reações usadas na química analítica nunca resultam na completa conversão de reagentes em produtos. Ao contrário, elas tendem para um estado de equilíbrio químico no qual a razão das concentrações de reagentes e produtos é constante. (SKOOG, 2005; RUSSEL, 1994) Quando uma reação química é espontânea, as concentrações dos produtos e reagentes variam enquanto a energia livre do sistema diminui. Eventualmente, a energia livre atinge um mínimo, e o sistema caminha para um estado de equilíbrio. Quando o equilíbrio é finalmente atingido as concentrações se aproximam de valores estacionários e a velocidade da reação direta se iguala a velocidade da reação inversa. (BRADY, 1986)
Todos os equilíbrios químicos são equilíbrios dinâmicos. Embora não haja mudanças adicionais no sistema em equilíbrio, as reações direta e inversa