Work
No período de escravidão no Brasil séculos XVII e XVIII, os negros que conseguiam fugir se refugiavam com outros , em um locais bem escondidos e fortificados no meio da mata. Estes locais eram conhecidos como quilombos. Nestas comunidades os negros viviam de acordo com sua cultura africana, plantando e produzindo os produtos na comunidade. Na época colonial o Brasil chegou a ter centenas destas comunidades quilombolas espalhadas por todo seu territorio. A principal razão pela qual os quilombos se situavam nas matas era estratégica. O local de difícil acesso era propositalmente escolhido para evitar uma recaptura e aqueles que se situavam próximos a estradas garantiam pequenos saques e para a sobrevivência dos quilombolas. Os quilombos não abrigavam só escravos, mas também índios e pessoas procuradas pela justiça.
Um dos quilombos mais conhecidos da história brasileira foi Palmares, instalado na serra da Barriga, atual região de Alagoas. Com o passar do tempo, Palmares se transformou em uma espécie de confederação, que abrigava os vários quilombos que existiam naquela localidade. Seu crescimento ocorreu principalmente entre as décadas de 1630 e 1650, quando a invasão dos holandeses prejudicou o controle sobre a população escrava.
Com a invasão dos holandeses, o crescimento do Quilombo dos Palmares foi muito grande, No ano de 1670 já abrigava em torno de 50 mil escravos. também conhecidos como quilombolas, os quilombolas costumavam pegar alimentos às escondidas das plantações e dos engenhos existentes em regiões próximas situação que incomodava os habitantes.
A luta contra os negros do quilombo dos Palmares durou por volta de cinco anos, contudo, apesar de todo o empenho e determinação dos negros chefiados por zumbi por fim, foram derrotados. Os quilombos representaram uma das formas de resistência e combate à escravidão. Rejeitando a cruel forma de vida, os negros buscavam a liberdade e uma vida com dignidade, resgatando a cultura