A importância da logística no comércio exterior
MBA EM GESTÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NO COMÉRCIO EXTERIOR
SANTO ANDRÉ, SETEMBRO DE 2012
OBJETIVO DO TEMA
Tem-se como objetivo mostrar a importância da logística e da infraestrutura do país no comércio internacional e no desenvolvimento e crescimento socioeconômico. A logística é parte integrante, senão a principal variável de eficiência para o comércio exterior. Tempo, prazo de entrega, e pronta-entrega são itens importantes da variável. Devemos entender a logística, não somente como transporte, mas, sim, como gerenciamento de fluxos de mercadorias desde o ponto de origem ao ponto de consumo.
O comércio exterior é fundamental para o crescimento socioeconômico de qualquer nação que procure desenvolvê-lo sem políticas restritivas. Empregos, desenvolvimento tecnológico, desenvolvimento comercial e industrial, enfim, diversos são os benefícios adquiridos pela nação que ingresse no mercado internacional. Neste sentido, confirma-se a importância da logística para se alcançar a eficiência para que o ingresso no comércio exterior não seja apenas temporário em função dos obstáculos e a concorrência acirrada em um mundo globalizado e sem fronteiras.
JUSTIFICATIVA DO TEMA ESCOLHIDO
Normalmente quando iniciamos a busca por um tema para redigir uma tese, não passamos muito além de teorias estudadas em sala de aula e rotinas vivenciadas no nosso ambiente profissional, pois temos domínio no assunto. Porém, eu queria me aprofundar um pouco mais, fazendo pesquisas mais intensas, e então me deparei com muitas informações e dados do quanto nossa infraestrutura logística está defasada e influenciando negativamente nas nossas atividades do comércio exterior. Portanto, aqui tentei mostrar o quanto a logística propriamente dita é fundamental para a execução de um processo com resultados positivos e o quanto a infraestrutura e investimentos são assuntos diretamente relacionados com o comércio