Winnicot
Biografia:
- D. Winnicott nasceu em Plymouth- Inglaterra.
- Sempre foi cercado por mulheres: mãe e irmãs. Era filho único.
- Uma criança que sempre foi amada e um aluno brilhante.
- Teve uma infância feliz com todas as experiências.
- 1920- Se forma em medicina e foi para I guerra mundial servir e lá formula algumas de suas idéias sobre o funcionamento da vida mental de pessoas envolvidas em algum conflito e que vivenciaram situações traumáticas.
- Na II segunda guerra, foi consultor para uma região da Inglaterra que recebia crianças e adolescentes evacuados de Londres e acolhidos em instituições. Aqui permitiu a ele formular o conceito de tendência anti- social ao estudar os efeitos da separação de crianças e adolescentes da família. A delinquência em sua visão, seria uma tendência anti-social que segundo ele não foi tratada.( período da adolescência)
- 1923 Inicia sua análise pessoal com James Strachey, quem traduziu as obras de Freud para o inglês.
- No mesmo ano, começa a trabalhar no hospital infantil.
- Foi seguidor de Freud e Melanie Klein e presidente da Sociedade Britânica de Psicanálise.
1934- Conclui sua formação em análise em adultos
1935- Analista de crianças.
Obra:
- Winnicott diante do elevado número de atendimentos, dedicou-se a produzir formas de atendimento que pudessem atender toda demanda. Estudou formas de utilizar o espaço terapêutico de forma mais produtiva. Desenvolveu o “ Jogo de Rabisco” e a “ Consulta Terapêutica”. Dizendo a possível tuilização de uma análise Standard,se não faz algo orientado analiticamente, tornava sua consulta significativa.
- A importância da existência de uma preocupação materna primária. Incluindo as funções de holding (sustentação) e handling( manejo) e a apresentação de objeto ( a disponibilidade da mãe para as demandas de seu bebê, quando e como ele necessitar), a mãe desenvolve essa preocupação denominando-a como mãe suficientemente boa, mãe devotada ou um