Winnicot
DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL X AMBIENTE FACILITADOR
Para Winnicott o desenvolvimento emocional está estreitamente ligado a um princípio, a saber, o de que o bebê não constitui uma unidade em si mesmo ou, em outras palavras, se é possível falar em unidade ela se constitui como uma organização entre o indivíduo e o meio ambiente, este último representado inicialmente pela mãe ou pelo cuidador. Este ambiente seria facilitador na medida em que provê cuidados ao bebê que serão a base da saúde mental.
As necessidades da criança nos primórdios de sua vida são absolutas, não conhecem contemporizações ou meio termo e, assim, o bebê depende da disponibilidade de um adulto verdadeiramente preocupado com os seus cuidados, e disto depende o que podemos chamar de uma adaptação ativa e sensível às necessidades da criança. A origem da vida psíquica ocorre num contexto ou enquadre em que a criança vai gradualmente criando um meio ambiente pessoal, capacidade que vai se desenvolvendo e propiciando uma movimentação da dependência absoluta para a independência.
Esta movimentação - de um estado inicial de total dependência para a independência - ocorre como consequência da transformação de um meio ambiente criado e subjetivamente percebido em algo suficientemente semelhante ao ambiente percebido. Desta passagem depende a saúde mental.
EXERCÍCIO
Winnicott entende que a provisão de um ambiente favorável é um fator essencial para o desenvolvimento do ser. De acordo com ele, podemos considerar que:
A. Um ambiente favorável consiste em condições adequadas para uma maternagem tranquila e confortável, permitindo à mãe não se abster de suas próprias necessidades.
B. Um ambiente favorável consiste em uma maternagem na qual exista devoção e capacidade identificação por parte da mãe.
C. Um ambiente favorável consiste em condições materiais suficientemente boas, propiciando o conforto necessário ao desenvolvimento.
D. Um ambiente favorável consiste em um