William Patty - Diversas Espécies de Encargos Públicos
Segundo Petty, os encargos públicos de um estado são desde defender a terra e o mar de sua nação, até como assegurar fatores que garantam a paz externa e interna. Isso se chama encargo militar, e durante tempo de guerras é o maior e mais importante ramo de cuidado do estado.
Outra função do estado segundo o autor é o sustento dos governantes, chefes e subordinados, assim como ter uma relação de confiança entre esses cargos. Para Petty, esse sustento deveria ser algo extraordinário e fantástico, raramente alcançados por outros empreendimentos privados, para que os governantes possam dispor para sua ação tanto das causas naturais do poder quanto das artificiais.
Ainda segundo o autor, existem cargos secundários como os de juízes, xerifes que pela honra de merecer confiança e o prazer de serem temidos são grandes recompensas para essas profissões.
Segundo o economista inglês, outro ramo do encargo público é o de pastoreiro das almas dos homens e da orientação das consciências. Para Petty, como é muito fácil deturpar lei, mudar evidências e provas, cometer crimes entre outros delitos, é necessária a contribuição de um encargo público que esteja ciente de todas essas ações e possa agir de forma punitiva.
Para William, as pessoas responsáveis por essa perseguição também deveriam ser sustentados por certo esplendor pelo estado.
Seguindo o pensamento de Petty, os ensinamentos universitários ligados a Leitura, Escrita e Aritmética deveriam ser para todos. Apesar de naquela época as escolas e universidades serem propriedades privadas, segundo o autor esses conhecimentos deveriam estar a disposição de todos, pois naturalmente iria aparecer alguém muito talentoso mas sem poder aquisitivo para poder avançar em certo ramo de pesquisa. Portanto, para Petty as universidades deveriam ser encargos públicos.
Para William, outro encargo público do estado é de sustentar os orfãos e as crianças rejeitadas, além dos miseráveis e