Grupos e Equipes de Trabalho
Introdução
Este trabalho tem como objetivo mostrar as diferenças existentes entre grupos e equipes de trabalhos, evidenciando qual o melhor para as organizações e seus desenvolvimentos nos termos de relações humanas e o dia-a-dia ativo nas empresas.
TIPOS DE GRUPOS E EQUIPES
Grupo é uma reunião de pessoas que interagem umas com as outras, trabalhando em propósito comum e percebendo que são um grupo. Uma equipe é um tipo especial de grupo. Os membros da equipe têm habilidades complementares e estão comprometidos com um proposito comum, um conjunto de metas de desempenho e uma abordagem para tarefa. Uma importante parte do funcionamento da equipe é o trabalho de equipe, um entendimento e comprometimento com as metas do grupo por parte de todos os membros da equipe.
Um grupo de trabalho tem um líder forte, focado, enquanto o líder de uma equipe compartilha essa função. Um grupo é caracterizado pela responsabilidade individual, enquanto uma equipe tem a responsabilidade individual e mútua. Um grupo se empenha em conduzir reuniões eficientes, enquanto uma equipe encoraja a discussão com final em aberto e a participação total na solução de problemas. Outra distinção é que a equipe apresenta produtos que são resultados do trabalho em conjunto.
1- GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS
1.2 – Grupos Formais
Os grupos formais são criados pela administração para realizar uma tarefa especifica e alcançar metas. Os exemplos de grupos formais, ou de trabalho, incluem os departamentos, projetos, forças-tarefa, comitês e círculos de qualidade. O conjunto dos funcionários que trabalham em um turno do pronto-socorro de um hospital é um grupo
formal, assim como a tripulação de uma aeronave ou os funcionários da linha de produção. A cada gerente está ligado a um grupo formal, cada gerente com sua equipe constitui um grupo de trabalho.
Há dois tipos principais de grupos formais nas organizações: grupos permanentes e grupos