whirlpool
A Multibrás S.A. Indústria de Aparelhos Domésticos foi constituída em São Paulo, no ano de 1957, comercializava os produtos com a marca Brastemp e devido à grande aceitação e expansão da marca, em 1972 mudou a denominação social de para Brastemp S.A. Aparelhos Domésticos e Comerciais.
Em 1976, adquiriu participação acionária na Consul S.A, empresa concorrente, fabricante de refrigeradores, situada Santa Catarina e passou a participar da Empresa Brasileira de Compressores S.A. – EMBRACO, produtora de compressores, importante componente na fabricação de refrigeradores, empresa afiliada à Consul S.A.
No ano de 1984, a Brastemp adquiriu o controle acionário da Semer S.A., importante produtora de fogões populares, situada em São Paulo. Em 1990, a Brastemp inaugurou a unidade produtora de lavadoras na cidade de Rio Claro e no ano de 1992 concluiu a constituição da Brastemp da Amazônia para a produção de fornos de microondas, em conjunto com a Consul S.A. e a Multibrás da Amazônia S.A.
Em abril de 1994, a Brastemp S.A. tornou-se uma companhia de capital aberto e alterou a sua razão social para Multibrás S.A. Eletrodomésticos e incorporou as empresas Consul S.A. e Semer S.A., tornando-se a maior empresa de eletrodomésticos da América Latina.
Em 1997, a Whirlpool Corporation adquiriu o controle acionário da Multibrás que passou, então, a gerir as operações de manufatura e comercialização de produtos da linha branca para a América Latina. No mesmo ano, a Multibrás Eletrodomésticos assumiu o controle acionário total da Whirlpool Argentina S.A. até então detido pela Brasmotor S.A. e Whirlpool Corporation. Essa medida objetivou o fortalecimento das operações em toda região, especialmente no cone sul.
Em maio 98, a Multibrás adquiriu as operações de linha branca da Philips chilena e passou a denominar-se Whirlpool Chile Ltda. consolidando sua presença na região da América Latina.
Em janeiro de 2000, a Whirlpool Corporation, por meio de oferta