Estudo de Caso: WHIRLPOOL CORPORATION
1152 palavras
5 páginas
Estudo de Caso: WHIRLPOOL CORPORATIONTarefa:
A) Este trabalho terá por base o modelo de gestão de produção é utilizado, descrevendo em detalhes, de forma a evidenciar como o mesmo contribui para a empresa ter vantagens competitivas.
Whirlpool Corporation é a maior fabricante mundial de electrodomésticos, com vendas anuais de aproximadamente 18 bilhões de dólares, com mais de 73 mil funcionários e mais de setenta centros de produção e pesquisa ao redor do mundo (Wikipedia).
No Brasil, a empresa possui 3 fábricas, 2 escritórios administrativos, 4 centros de tecnologia, 23 laboratórios e 3 centros de distribuição.
Consorciada a sua realidade global, a Whrilpool é guiada pelos seguintes pilares:
Missão: Criar demanda e conquistar confiança todos os dias.
Visão: Os melhores bens de consumo de marca. Em todos os lares ao redor do mundo.
Valores: Respeito. Integridade. Diversidade e Inclusão. Trabalho em Equipe. Espírito de Vitória.
No início dos anos 2000, por conta de sua forte política de expansão e aquisições, a Whirlpool atingiu um nível de baixa eficiência produtiva e logística, o que comprometia o resultado do grupo.
A empresa enfrentava sérios problemas em sua cadeia de suprimento. Havia períodos de muito estoque, outros de pouco estoque, estoque corretamente inventariado, mas mal localizado, e qualquer outra combinação possível desses fatores. Além disso, utilizava-se de diversos e obsoletos sistemas de controle, alguns processos ainda controlados manualmente através de planilhas, o que fazia com que a Whrilpool já não conseguisse atuar de maneira eficiente na complexidade cada vez maior de suas operações.
A empresa chegou a inaceitáveis 83% de eficiência no trade-off o produto certo, no lugar certo, na hora certa. Esse índice fazia da empresa a quinta colocada num ranking comparativo entre os 5 principais players do segmento.
Em 2001 a Whrilpool decidiu por iniciar um multi projeto global em seu sistema de supply