gravidade
Com relação à gravidade, Newton foi a primeira pessoa a estudá-la com seriedade e, assim, desenvolveu a lei da gravitação universal.
"Cada partícula de matéria atrai a outra partícula com uma força, que é diretamente proporcional ao produto das suas massas e, inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas".
A fórmula padrão da gravidade é:
Força gravitacional = (G * m1 * m2) / (d2)
Onde G é a constante de gravitação, m1 e m2 são as massas dos dois objetos para os quais você calcula a força e d é a distância entre os centros de gravidade das duas massas.
O valor de G é 6,67 x 10-8 dinas * cm2/gm2 (ou 6,67 x 10-11 m3/kg*s2 no Sistema Internacional de Unidades). Isso significa que se você colocar dois objetos de 1 grama a 1 centímetro de distância, eles vão se atrair com uma força de 6,67 x 10-8 dinas. Um dina é igual a cerca de 0,001 grama-força. Isso significa que se você tem 1 dina de força disponível, ela pode levantar 0,001 grama no campo gravitacional da Terra. Então, 6,67 x 10-8 dinas é uma força minúscula. Mas, quando você está lidando com corpos gigantesco como a Terra, que tem uma massa de 6 x 10 +24 quilogramas, a força também se torna muito poderosa. Também é interessante saber que cada átomo atrai todos os outros átomos do universo de forma tênue. />
Einstein veio depois e redefiniu a gravidade. Então, existem dois modelos: o de Newton e o de Einstein. A teoria gravitacional de Einstein tem características que permitem prever o movimento da luz em torno de objetos de