Gravidade
Descoberta da Gravidade
Certo dia, um homem estava sentado embaixo de uma árvore tirando um cochilo quando uma maçã caiu em sua cabeça... se fosse um homem normal ele a comeria ou simplesmente voltaria a dormir... Mas não, ao invés disso ele pensou “Porque essa maçã caiu ao invés de pairar no ar? Porque mesmo a Terra sendo redonda nós permanecemos firmes nela ao invés de flutuar no universo?”, e bingo!!! Esse cara é um gênio, ou melhor, foi um gênio chamado Isaac Newton. Como nunca pensaram nisso antes? Começou então seu estudo sobre atração de corpos. Sim, após muito estudo ele concluiu que dois corpos se atraem por causa de suas massas, isto é, a quantidade de matéria pelo qual são (ou somos) constituídos. A atração física que um planeta exerce sobre os objetos próximos é denominada força da gravidade e daí veio o nome “Lei da gravidade” ou “Lei da gravitação universal”.
Implicação da gravidade nos corpos
A gravidade é desde sempre essencial para a vida na Terra, pois sem elas, tudo que está fixo no solo (até mesmo nós) estaria flutuando no espaço, o que não seria nada legal. Por exemplo... se você tivesse flutuando e esbarrasse em um travesseiro, não teria problema algum, mas e se esbarrasse em um tijolo? É vero que não seria nada agradável, mas esse foi um pensamento infantil, o que realmente torna impossível a vida sem a gravidade é o ar, sabemos que a atmosfera com os gases que precisamos pra sobreviver tem um determinado limite e assim que passássemos dela iriamos morrer. Por isso que é necessário o uso daquele traje especial e a bolsa de gás que os astronautas usam. Conclui-se que a gravidade nos mantem fixos no solo e evita vários desastres.
O que a ausência da gravidade provoca no organismo humano
A ausência da gravidade pode provocar desde problemas pequenos como a alteração em alguns sentidos (paladar e olfato) que se tornam menos aguçados e consequentemente uma comida precisa ser muito temperada e ter o cheiro bem forte