Ti verde empresa whirlpool
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
TI Verde : Whirlpool Latin América
São Paulo
2011
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
Izabella Peixoto Thais Souza
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Gestão Ambiental na Universidade Presbiteriana Mackenzie sob a orientação do professor Sergio Jr.
São Paulo
2011
Introdução
A TI verde é um conjunto de práticas para tornar mais sustentável e menos prejudicial, o uso da computação. O termo TI verde muito discutido e presente em constantes campanhas publicitárias e mídias atuais e uma junção dos conceitos de TI com sustentabilidade econômica e ecologia (FATEC, 2011).
A TI Verde pode ser definida como um conjunto de práticas capazes de garantir que a atividade de uma empresa gere menor impacto ambiental. Com isso, é possível fazer com que a organização conquiste uma boa reputação socioambiental (PHELIPE, 2010).
É uma nova visão que algumas empresas estão adotando, com o objetivo de minimizar os impactos na TI. A redução do consumo de energia elétrica e o maior obstáculo dos projetos de TI verde, já que boa parte dos gastos em um ambiente tecnológico tem como fator principal a energia elétrica. Essas práticas trazem como um dos principais benefícios a redução significativa de emissão de CO2, que contribui para a sustentabilidade ambiental.
A Symantec Corporation revela que a TI verde agora é essencial e faz parte do planejamento das empresas, segundo os próprios executivos de TI. A importância para os negócios, sociedades e futuro do planeta faz com que a TI verde ganhe cada vez mais espaço e destaque para a comunidade técnica que, através de pesquisas e desenvolvimentos que atuaram diretamente no sucesso e na inovação tecnológica que auxilie o desenvolvimento sustentável.
A TI verde e