WERNER BISCHOF
Aluno: Rodrigo Lara Alvarenga
Curso: Publicidade e Propaganda
Disciplina: Linguagens Publicitárias – Fotografia
Professora: Eloah Maria Oliveira Acaun
WERNER BISCHOF
Nascido no dia 16 de abril de 1916 em Zurique, Suíça. Já de família, a fotografia entrou na sua vida através de seu pai, que dirigia uma fábrica farmacêutica e era um entusiasta fotógrafo aficionado.
Em 1932 após abandono dos estudos para ser professor, se matriculou em
Kunstgewerbeschule (Escola de Artes e Ofícios) em Zurique e se formou em 1936, após sua formação, abriu um estúdio de fotografia e publicidade.
Virou repórter da revista Du em 1942, tal dirigida por Arnold Kübler, e nesta publicou seu maior ensaio. Tornou-se conhecido mundialmente quando então em
1945 publicou sua reportagem sobre a devastação causada pela Segunda Guerra
Mundial, que foi encomendada pela Schweizer Spende.
Em Milão conheceu sua esposa Rosellina Mandel. Fotografou as Olimpíadas de
Inverno em Sait Moritz para a revista Life em 1948. Bischof foi o primeiro fotógrafo a se ingressar na Magnum como membro fundador em 1949, tinha apenas mais cinco outros fotógrafos: Robert Capa, Henri Cartier Bresson, George Rodger, David
Seymour e Ernst Haas. Foi enviado para a Índia para reportar a fome em 1951, também esteve no Japão, Coréia, Hong Kong e Indochina, trabalhando como correspondente de guerra da revista Paris Match tendo suas imagens publicadas em todo o mundo.
Esteve nos EUA documentando em cores as novas estradas do país em 1953, no ano seguinte esteve no México, Panamá e Peru, onde participou de uma realização de um filme.
No dia 16 de maio de 1954 seu carro caiu de um penhasco em uma estrada de montanha nos Andes Peruanos, todos passageiros morreram. Nove dias após seu falecimento, Robert Capa perde a vida na Indochina. Cinquenta anos depois seu filho Marco reuniu 70 fotografias inéditas de seu pai em no livro “Perguntas para o meu pai”.
[Fotógrafos da imprensa internacional