Fichamentos de textos diversos sobre história da arte
- “Até os anos 1960, arte pública significava colocar obras monumentais em praças abertas, a exemplo das esculturas de Picasso e Calder nos EUA. A partir de meados dos anos 1970 instaura-se a reinvenção da arte pública, procurando potencializar as iniciativas locais e levando em conta a participação comunitária. Sua origem remonta a 1976, quando se organiza nos EUA o Design Team, uma proposta de colaboração entre artistas e arquitetos.” (p. 51)
- “ ...artistas tomam a iniciativa de perguntar aos moradores.... consulta às comunidades sobre projetos de arte pública.” (p.51)
- “...várias formas de organização dos setores responsáveis pela produção e implantação dos projetos de arte voltados para o ambiente público dos EUA.” (p.51)
- “... os estudos da crítica Harriet Sanie e do historiador Tom Finkelpearl. Senie trabalha questões como a importância do lugar e do significado simbólico da arte pública, faz apontamentos para discutir sobre o público e o privado, a interatividade da obra com o público... enfim, faz um enfoque da arte pública norte-americana pela ótica da crítica de arte.” (p.51)
- “Já Finkelpearl aponta a importância das políticas de incentivo à arte pública nos EUA, indagando como se dá a sua implantação e a sua organização, considerando o circuito artístico e a sociedade.” (p.52)
- “...arte pública envolve todas as linguagens artísticas, a escultura continua sendo o centro de discussão deste tema.” (p.52)
- “O deslocamento da obra de arte do sistema privado para o público agrega a esta novos valores e questões.” (p.52)
- “Para muitos artistas a arte pública ainda está ligada a conceitos da arte clássica e renascentista... Mas ao mesmo tempo , uma visão contemporânea vem dominando o cenário.” (p.52)
- “Essa perspectiva propõe ao artista que atua nos espaços públicos o desafio de também assumir a incerteza e a