Pesquisa Bibliográfica - Desenvolvimento Humano do Brasil
2. HISTÓRIA DO DESENVOLVIMENTO DO BRASIL
A história do desenvolvimento brasileiro é marcada por grandes divisões políticas e gerais, começando sua economia com base no setor extrativista, aos quais os índios viviam da caça e da pesca, mas com a chegada dos europeus foi-se desenvolvendo a troca e a comercialização.
Ainda nesse período, iniciou-se a mineração, a pecuária e outras atividades econômicas, embasadas no tráfico humano proveniente do continente africano.
Ao final do império, com a pouca produção e exportação de cacau e café, e com a crise de 1929, as indústrias começaram a ganhar espaço no brasil. E finalmente na década de 1990 o setor terciário consolidou-se fluentemente na economia e em serviços.
A política econômica de Fernando Henrique Cardoso teve como base a política monetária austera (redução de gastos para crescimento econômico), este mesmo sistema foi seguido por Luiz Inácio Lula da Silva.
O Brasil ainda possui taxas de crescimento pouco favoráveis, porém obteve uma redução na desigualdade social no período de 1990 e 2007, tendo uma melhora substancial em outros índices como os de escolaridade, onde o governo criou programas para alunos da rede pública de ensino entre eles o Bolsa Família. Outro ponto forte do país são os financiamentos estudantis criados para favorecer a população que não tem condições financeiras para ingressar em uma faculdade como o Fies (Financiamento estudantil).
O Brasil ainda tem que melhorar muitos pontos, porém isso não depende apenas da população, mas também das autoridades competentes.
3. CULTURA
A cultura do Brasil é formada pela influência de diferentes vertentes culturais. Naturalmente é em sua maioria de raiz lusitana, visto que os portugueses colonizaram o pais. O povo brasileiro fala a mesma língua (o português) e é formado por maioria cristã, com predomínio de católicos, sendo isto um fato raro visto