Direito - fichamento
É uma atividade racional e sistemática (científica) voltada para a solução de problemas. Trata-se de um processo que não se esgota em si mesmo, que supõem, além da técnica, criatividade e persistência.
1.1 TIPOS DE PESQUISA
Como existem vários tipos e formas de indagações que o ser humano pode fazer, como é possível pesquisar muitos objetos diferentes, não podemos estranhar o fato de que o caminho da pesquisa seja múltiplo.
Cada tipo de pesquisa tem características próprias e, por vezes, um tipo pode (e deve) complementar outro. Há pesquisas experimentais, estudos de caso, pesquisa-ação, pesquisas de campo e pesquisas bibliográficas.
Esta última será detalhada a seguir porque a quase totalidade dos acadêmicos faz a pesquisa do tipo bibliográfico, especialmente os da área de ciências humanas.
1.1.1 Pesquisa bibliográfica
É a pesquisa baseada em fontes escritas, sejam elas primárias ou secundárias. Fonte primária é todo aquele texto original, ainda não comentado ou analisado pelos diversos autores. Fontes secundárias são as obras, textos, elaborados a partir de uma fonte original, como por exemplo, os inúmeros escritos sobre o pensamento de Platão, Kant, etc.
1.1.2 As diferentes fontes
a) Bibliotecas (livros, revistas, jornais...).
b) Internet
c) Anotações (de aulas, palestras...).
1.2 O QUE ANOTAR E COMO ANOTAR?
Documentar ou anotar é fundamental na vida acadêmica Registra-se qualquer atividade de interesse acadêmico: idéias de leituras, aulas, palestras, seminários, etc. Anota-se somente as idéias centrais, frases curtas que sintetizam o tema ou o assunto.
1.2.1 Fichamentos
O fichamento é uma técnica de tomada de notas. Essa tomada de notas é importante no dia-a-dia do aluno, pois a documentação do que for sendo apresentado em aula favorece a participação em aula, uma vez que exige atenção, serve como memória auxiliar, é fonte de estudo, desenvolve a capacidade de síntese e é necessária para o desenvolvimento