Weg excelência em transformadores e gestão empresarial
Sandro José Pereira
Prof. Luis Cesar Mondini
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnologia em Logística ( LOD 1273 ) – Práticas
14/06/2010
Resumo
A Empresa WEG Transformadores, assim como todo o grupo WEG, vem crescendo e expandindo seus negócios de forma a ser um exemplo de sucesso. Sendo um dos grandes símbolos da industria catarinense, tem seu reconhecimento a nível mundial. Alem de suma importância no âmbito nacional e grande exemplo de empreendedorismo.
Palavras-chave: Transformadores, Industria Catarinense, Empreendedorismo
1 INTRODUÇÃO
O grupo WEG além de seus produtos reconhecidos nacionalmente e clientes em diversos países,expande seus negócios cada vez mais por novos mercados. Também é um grande gerador de empregos com aproximadamente 4.600 colaboradores em suas unidades no Brasil e possui um forte relacionamento com as comunidades onde estão situados seus parques fabris.
Atua num mercado composto por empresas reconhecidas mundialmente como: ABB, SIEMENS,
2
AREVA,etc. Possui clientes como : ITAIPU, PETROBRAS, entre outros. Mantém um crescimento regular nos últimos anos, apesar das crise enfrentadas e diversos planos econômicos. Criada em 1961, uma empresa empreendedora, ousada e persistente, mostra hoje um crescimento e um faturamento consideráveis e sólidos.
2 UMA EMPRESA EM CONSTANTE CRESCIMENTO
A WEG Motores, foi a primeira empresa do grupo, criada em 16 de Setembro de 1961 em Jaraguá do Sul – SC, pela associação de Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus. Os três reuniram seus conhecimentos em contabilidade, eletrotécnica e produção mecânica, três profissionais em áreas distintas na faixa dos 30 anos. A WEG tinha como concorrentes as empresas: SCHNEIDER de Joinville e KOHLBACH de Jaraguá do Sul, além da ARNO que era líder no mercado.
No inicio o município de Jaraguá do Sul tinha uma economia