Matematica financeira
Ao longo da história da humanidade, não há nenhuma dúvida, que empreendedores participaram ativamente da construção do sistema político, econômico e industrial, gerando empregos, renda e riquezas ao redor do mundo. Não se eliminou as desigualdades, como a miséria, fome, mas a bem da verdade, graças aos empreendedores que se chegou à chamada revolução industrial, tecnológica e mais recentemente na era da informação. Portanto, dentro deste contexto torna-se relevante indagar: O que é ser empreendedor? Nas palavras de DRUCKER (1987), “o empreendedor é uma pessoa que vê a mudança como norma e a explora como sendo uma oportunidade”. Dentre as inúmeras características dos empreendedores, FILION (1991) destaca: • Estabelecer visão e objetivos, identificando recursos que os ajudam a realizá-los; • Iniciar mudanças; • Padrão de trabalho está relacionado à imaginação e criatividade; • Definir tarefas e papéis para criar a estrutura de uma organização.
Na verdade as organizações criadas por empreendedores são uma extrapolação de seus mundos subjetivos, ou seja: o negócio faz parte da sua vida. Segundo autores como (TIMONS, 1990; GIBB, 1991), a tarefa mais importante parece ser imaginar e definir o que eles querem fazer e, freqüentemente, como irão fazê-lo. Dentro dos setores da economia – primário secundário e terciário – existem inúmeros exemplos de empreendedores que através de suas idéias, perseverança e trabalho, contribuíram ativamente para que a engrenagem da economia, continuasse a gerar riquezas e soluções para a humanidade.
Nos empreendimentos de sucesso, não é apenas o trabalho que explica o crescimento. É preciso mais. O gosto pelo arrojo. A ousadia de acreditar possível e realizável, o apenas imaginado. Também é importante, a perspicácia do planejamento, a adoção de técnicas gerenciais compatíveis com a inovação e a valorização do capital intelectual. A história do capitalismo está repleta de exemplos, onde