WEG O INICIO DA TRAJETÓRIA
Os personagens que começaram essa história e que têm suas iniciais no nome da empresa, fundada em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, são Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus. A idéia partiu de seu Eggon, que convenceu os outros dois profissionais a abrir a empresa; os primeiros motores foram produzidos em setembro de 1961.
Desde os primeiros produtos, levados “embaixo do braço” pelos fundadores para convencer os clientes a comprarem, o sucesso da empresa continuou até ter destaque no mercado nacional e internacional, diversificando a produção para sistemas elétricos industriais completos, geradores, transformadores, componentes e sistemas de automação industrial.
Eggon João da Silva: “Toda pessoa tem um limite, tem de parar, mas não totalmente, porque se parar de uma vez morre antes do tempo”
Se os resultados na WEG não deixam dúvidas do sucesso do investimento feito pelos três sócios em 1961 na pequena fábrica de motores, já na década de 1990, seu Eggon e os sócios deixaram a direção executiva da empresa e passaram a atuar na holding do grupo e no conselho de administração, por outra característica importante. Segundo ele, sempre gostou de se antecipar aos fatos. Transferiu o comando da WEG para uma gestão profissionalizada, não por falta de condições físicas ou empresariais, mas por acreditar em planejamento de longo