Origem e Evolução do Teatro e A Vida e Obra de Almeida Garrett
Com o desenvolvimento do domínio e conhecimento do homem em relação aos fenómenos naturais, o teatro vai deixando as suas características de rituais, dando assim lugar às características mais educacionais. Ainda num estágio de maior desenvolvimento, o teatro passou a ser o lugar de representação de lendas relacionadas aos deuses e heróis.
Na Grécia antiga, os festivais anuais em honra ao deus Dionísio (deus do vinho) concebiam, entre os seus eventos, a representação de tragédias e comédias. Todos os papéis eram representados por homens, pois não era permitida a participação..de..mulheres.
Os escritores participavam, muitas vezes, tanto das actuações como dos ensaios e da idealização das coreografias. O espaço utilizado para as encenações, em Atenas, era apenas um grande círculo. Com o passar do tempo, grandes inovações foram adicionadas ao teatro grego, como a profissionalização, a estrutura dos espaços cénicos (surgimento do palco elevado) etc. Nesse mesmo período, os romanos já possuíam o seu teatro, grandemente influenciado pelo teatro grego, do qual tirou todos os modelos. Alguns dos nomes importantes do teatro romano foram Plauto e Terêncio. Roma não possuiu um teatro permanente até o ano de 55 a.C., mas segundo é dito, enormes tendas eram erguidas, com capacidade para abrigarem cerca de 40.000 espectadores.
Apesar de ter sido totalmente baseado nos moldes gregos, o teatro romano criou as suas próprias inovações, com a mímica, em que apenas um actor representava todos