Wayfinding
Sinalização é um termo muito amplo e genérico: pode-se dizer que gestos são utilizados para sinalizar. É o processo de veiculação de informações, baseado no princípio de marcar, sinalizar algo. Possui como objetivo a transmissão da informação através da adequada disposição dos sinais visuais. É utilizada para orientar, informar e guiar os indivíduos. É uma ferramenta que se dispõe a facilitar a mobilidade, estabelecendo uma comunicação entre o sistema e o observador. As informações presentes na sinalização devem transmitir noções sobre o espaço a ser explorado, como por exemplo, distâncias, localização, pontos de interesse, direções e etc.
O objetivo das sinalizações em geral é criar códigos visuais que facilitem o entendimento de informações, com a utilização de símbolos e signos, pictogramas e setas, tipografia e cores.
Em Espanhol existe o conceito de Señalética, que assemelha-se ao da sinalização, no entanto difere-se na questão formal, que está relacionada diretamente ao Design da Informação: Enquanto que a sinalização preocupa-se com a disposição das informações em um layout e em como ele será percebido pelo observador, a Señalética é mais funcional, tendo como finalidade a informação imediata e inequívoca, direcionada a reação à mensagens. “A Señalética nasce da ciência da comunicação social, ou da informação e da semiótica. Constitui uma disciplina técnica que colabora com a engenharia da organização, a arquitetura, o ambiente e a ergonomia.
Ela não chama nem impõe a atenção, não é provocativa. É apenas a informação disponível sem provocar qualquer impacto nos indivíduos. Apresenta-se em linguagem concisa e econômica, evitando a retórica visual.
No entanto, acredita-se que este tipo de adaptação de mensagens não seja adequado nos dias de hoje devido à grande demanda de informação que alguns locais possuem. Agora imagine-se entrando em uma supermercado onde as placas não lhe chamam a atenção e nem ao menos se