O vinculo entre os sistemas de sinalizacao e o turismo
X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Blumenau – 28 a 30 de maio de 2009
O vínculo entre os sistemas de sinalização e o turismo1
Clauciane Vivian Pereira2
Mestranda, Universidade Federal de Santa Catarina
Resumo
Por meio de uma pesquisa explicativa e bibliográfica, este artigo busca identificar e articular – desde as primeiras viagens da humanidade no século VIII a.C., até o século
XXI – os principais marcos históricos e de desenvolvimento do turismo e dos sistemas de sinalização, com a finalidade de examinar a relação entre o surgimento e evolução das duas atividades. Dessa comparação, observou-se que a sinalização surge como um processo de veiculação de informações destinadas a suprir as necessidades básicas de orientação do usuário eventual e, neste sentido, vinculada ao fomento da atividade turística. Condição que se manteve por quase noventa anos, até que na década de 1990 essa relação começa a se inverter.
Palavras-chave
Sistemas de sinalização; turismo; evolução e desenvolvimento
Introdução
Assim como o surgimento do turismo moderno, na forma como conhecemos hoje, não foi um fato isolado e sim condicionado as mudanças econômicas, sociais e culturais, e ao desenvolvimento tecnológico – aplicado, sobretudo, aos meios de transporte e a infra-estrutura urbana – a evolução dos sistemas de sinalização não é um fenômeno recente e pontual. Está sub-especialidade do design se desenvolve na mesma medida, principalmente, do aumento da mobilidade e da modernização e urbanização das cidades – que, transformam os ambientes e suas vias de acesso.
A princípio, por meio de todas essas transformações aplicadas e disseminadas mundialmente, a atividade turística ganha força e com ela todo o conjunto de serviços relacionados ao turismo, onde se encaixam a implantação e manutenção dos postos de informação turística e dos sistemas de sinalização.
Dentro deste contexto, um sistema de