WARRANTS
O que é um warrant?
Um warrant é um valor mobiliário que concede, ao seu detentor, o direito mas não a obrigação de comprar (call warrant) ou vender
(put warrant) um activo (activo subjacente) a um preço determinado (preço de exercício) numa data pré-definida (exercício europeu) ou até essa data (exercício americano).
Qual a vantagem de investir em warrants?
O investimento em warrants apresenta várias vantagens face ao investimento em outros activos, como por exemplo as acções:
- Alavancagem para obter uma determinada exposição a um activo, o investimento necessário é menor se o investimento for feito através de warrants. A cada variação (positiva ou negativa) do preço do activo subjacente corresponderá habitualmente uma variação de maior intensidade (positiva ou negativa) no preço do warrant
- Diversidade os warrants permitem aceder a activos nem sempre está disponíveis para o investidor particular (ex.: ouro, petróleo,...). Permitem também aceder a mercados internacionais, com comissões mais reduzidas do que o habitual.
- Possibilidade de ganhar com a desvalorização através do investimento em put warrants, um investidor pode realizar ganhos com a desvalorização do activo subjacente.
O que é o activo subjacente?
Os warrants podem ser emitidos sobre qualquer activo negociado em mercado organizado. Os activos subjacentes mais comuns em
Portugal são acções, índices bolsistas e câmbios.
O que é um call warrant?
Um call warrant é um título que dá ao investidor o direito de comprar um activo subjacente a um preço pré-determinado numa data específica (ou até uma data específica, no caso do warrant americano).
O que é um put warrant?
Um put warrant é um título que dá ao investidor o direito de vender um activo subjacente a um preço pré-determinado numa data específica (ou até uma data específica, no caso do warrant americano).
Que tipos de warrants existem?
Os warrants podem ser classificados segundo diversos critérios:
Forma de