As Cinco Famílias Búdicas
A natureza essencial de um bodhisattva, ou um Buda, está em ele ou ela incorporar as qualidades iluminadas das cinco famílias búdicas, que permeiam todos os seres humanos sem exceção, incluindo nós mesmos. Para alcançar a realização destas cinco famílias búdicas, também chamadas das cinco dhyani búdicas, é necessário abandonar as cinco emoções perturbadoras (ou Kleshas) que incluem o apego, a raiva ou agressividade, a ignorância ou perplexidade, o orgulho e a inveja. Quando estas emoções perturbadoras são purificadas, as cinco sabedorias são conquistadas. A realização das cinco sabedorias é a realização das cinco dhyani búdicas.
Para começar, temos que entender o que são estas cinco emoções perturbadoras.
A primeira, que parece ser a mais poderosa, é a raiva. A raiva é uma emoção que surge e é desenvolvida contra alguém ou algo que não gostamos. Se examinada com cuidado percebemos que no curto prazo a raiva cria dor e no longo prazo pode gerar sérios danos. A dor imediata e o dano futuro para nós e para os outros ocorre devido ao poder de nossa própria agressividade. Portanto temos que entender esta primeira emoção negativa.
A raiva não só causa sofrimento e dor nesta vida, mas também o carma acumulado por desejar o mal para outros nos leva a nascer em domínios mais baixos, onde ainda mais sofrimento estará presente. Para se liberar da experiência do sofrimento e da dor nesta vida e para estar livre da experiência do nascimento em domínios mais baixos, é necessário empregar métodos que sobreponham e eliminem a raiva e o ódio.
Quando a raiva é purificada, começamos a desenvolver e gradualmente realizar a sabedoria do espelho. Com a sabedoria do espelho, não há distinção ou separação entre você e outro fenômeno, e dessa forma tudo é experimentado em unidade e harmonia. É chamada de sabedoria do espelho porque o fenômeno aparece para a mente da mesma forma que as coisas aparecem em um espelho limpo, completamente