WALTZ
Kenneth N. Waltz
1. Estruturas políticas
Neste capitulo, waltz apresenta uma teoria chamada de teoria sistemática, com a ideia de visualizar as relações internacionais independente das relações socioeconômicos ou culturais do sistema. O sistema em si, é composto por uma estrutura e por unidades em interação, para compreende-las, temos que pensar no sistema com um todo, é necessário abstrair dos atributos específicos das unidades e também das relações e interações militares, políticos, econômicos e culturais do Estado que essas unidades possam ter. É possível perceber as estruturas através de seus efeitos e do principio que a ordena e também pela disposição das partes no sistemas, considerando como durável, enquanto o comportamento e personalidade das unidades variam.
Waltz defende que a teoria da estrutura é formada, el constrói seus argumentos em cima do principio ordenador, que consistem em definir o funcionamento do sistema, ter conhecimento de como estão se relacionando as partes, sobre a diferenciação dos Estados, conforme o grau de autoridade por sua vez as funções são especificadas; com relação ao posicionamento das unidades, se da através das mudanças de capacidades relativas, podendo perder ou ganhar capacidades dependendo do desempenho das funções das unidades.
O autor, utilizou métodos gradativos de comparação, desde comparar o sistema parlamentar ao presidencialismo e também comparar o sistema politico interno ao sistema politico externo (internacional). Após tais comparações, ele passa a focar suas atenções ao sistema politico internacional, que define seus princípios como um sistema anárquico, descentralizado, ou seja, falta de governo, onde a estrutura surge livremente na coexistência de Estados que possuem igualdade, não podendo haver relação de governantes e governados, incluindo uma relação de ajuda de Estados considerados egoísta. O desempenho de cada Estado, no que se refere a viver, prosperar ou