Sistema Urinário
Os componentes do sistema urinário são: dois rins, dois ureteres, a bexiga urinária e a uretra.
Os rins:
Os rins são os principais órgãos do sistema urinário. Eles extraem os produtos residuais do sangue através de milhões de pequenos filtros, denominados néfrons, que são a unidade funcional dos rins.
Ureteres:
Eles se originam da confluência dos vários cálices renais, reunindo-se enquanto pelve renal. Os ureteres entram na Bexiga, e fazem-se de forma obliqua, envolvidos pelas diversas camadas musculares da bexiga, de modo a prevenir o refluxo da urina.
Bexiga Urinária:
A bexiga é o órgão humano no qual é armazenada a urina. É uma víscera oca caracterizada por sua distensibilidade. O sistema nervoso autônomo parassimpático é o responsável pela contração da musculatura da bexiga, resultando na vontade de urinar.
Uretra:
A uretra é o canal condutor da urina, que parte da bexiga e termina na superfície exterior do corpo, no pênis ou vulva. Na mulher, a uretra está logo detrás da sínfise púbica e anteriormente à vagina.
No homem, a uretra tem três regiões:
A porção prostática, é imediatamente após a saída do colo da bexiga;
A porção membranosa, que é no diafragma urogenital e entre as glândulas bulbouretrais;
E a porção carvernosa; que se localiza pelo corpo esponjoso do pênis. A uretra na glande dilata-se formando a fossa navicular e termina no meato da glande do pênis.
Como funciona o sistema urinário:
O sangue chega até os rins pelas artérias renais e entra nas arteríolas do glomérulo renal em alta pressão, forçando o líquido constituído de água e pequenas moléculas como ureia, glicose, aminoácidos e sais a saírem para a cápsula renal. A cápsula renal é a estrutura em forma de taça situada na extremidade do néfron. Em seu interior encontramos o glomérulo renal.
Esse líquido que sai do sangue é conhecido como filtrado glomerular ou urina inicial. Esse filtrado sai da cápsula renal e vai para o túbulo renal