equação exponencial
Distância, Educação colaborativa, Relações Humanas, mestre em TI e Comunicação, doutoranda em Educação
1.Introdução
O texto contempla um estudo crítico e comparativo sobre a Educação
Convencional e a Educação Mediada, onde num momento de mudança contínua, em que o profissional é seu próprio gerenciador e seu conhecimento é de grande importância para o compartilhamento de novas situações para sua organização, o processo de Educação Mediada contribui de maneira efetiva para a aprendizagem.
No ambiente virtual o conhecimento é construído e reconstruído desenvolvendo a capacidade de trabalhar, planejar e decidir em grupo através de um modelo de ensino-aprendizagem autônomo e colaborativo.
O Ensino Mediado por Tecnologia tem modernizado a aprendizagem através de mudanças num modelo expositivo de conteúdos, característica de processos presenciais, oferecendo a possibilidade de reformulação constante dos cursos e de monitoramento da aprendizagem do aluno. A aprendizagem por meio de ambientes virtuais é uma prática cada vez mais consolidada em diversas instituições educacionais. A
expansão desta modalidade, está diretamente ligada à escolha da
tecnologia para construção e utilização destes ambientes e esteja submetida a uma estratégia didáticopedagógica, compatível com as necessidades dos usuários.
(Niquini e Botelho, 2002).
Segundo os novos paradigmas educacionais, o computador, o software educativo e a Internet estão no centro do debate sobre o emprego das novas tecnologias na educação e, o objetivo destas tecnologias é permitir a criação de ambientes de aprendizagem (Niquini e Botelho, 2002).
O termo educação mediada e especialmente a EaD, refere-se à prática educativa e ao processo de ensino-aprendizagem que leva o indivíduo a aprender a
aprender, a saber pensar, a criar, a inovar, a