WAL-MART
O varejista Wal- Mart foi principal inovador do varejo norte americano em introduzir o projeto Big Box, dando treinamento para o Varejo e os funcionários versáteis e podiam trabalhar em outras áreas, aumentando seu conhecimento e dando um retorno significativo . Foi considerado líder na tecnologia da informação (TI), tendo como base os gastos de seu concorrente direto, percebeu que estava gastando menos que 50% do que seu concorrente.
Através de pesquisa de mercado, conseguiu gerenciar sua cadeia de suprimentos, utilizando seus recursos de inovações tecnológica, acoplada a uma estratégia que explorava economias de escala na compra de mercadoria de escala na compra e na vossa logística e aos poucos expandiram-se as operações em torno de pontos de distribuições centralizados, se tornando amplamente mais produtivo que seus concorrentes.
Outra inovação considerada importante foi a introdução do scanners sem fios e do programa integrado de varejo, que capta os dados da venda e permite um transparência em tempo real no estoque e aos padrões de venda, isto impulsionaram a produtividade do capital e do trabalho. Facilitaram a no marketing comercial e aprimoraram o gerenciamento de estoque , consequentemente o valor fora repassado ao cliente valores significativos e com a propaganda de ´ preço baixo todo dia`.
Isto levou os seus concorrentes a tentarem de diversas maneiras para bater o preço, enfim em 2001 seu concorrente direto admitiu que a cadeia de suprimentos é de fato o calcanhar de Aquiles de seu negocio e não ia medir esforços para corrigir tal erro, desde então os seus pontos de venda teve um upgrade em vossas vendas.
Enquanto o Wal – Mart gastou em media US$ 4 bilhões , o sistema obrigou seus concorrentes a investir mais de US$ 40 bilhões para se adequar ao mercado atual de sistema de suprimentos, porem para muitos a demora causou a falência de seus negócios.