Vygotsky
Neste trabalho iremos explanar sobre Vygotsky e sua concepção em relação ao desenvolvimento humano em que ele busca explicar sobre aprendizado e desenvolvimento também como processos sociais, visto que para ele tais processos só são possíveis pela interação com outro/outros indivíduos. A teoria sócio-historico-cultural em que ele aborda sobre os conceitos e funções, da mediação simbólica, signos, sistemas de símbolos, zona de desenvolvimento proximal, desenvolvimento e aprendizado.
"O processo de ensino-aprendizagem inclui sempre aquele que aprende aquele que ensina e a relação entre essas pessoas". (Vygotsky)
Lev Semynovich Vygotsky nasceu em Orsha, Bielo-Rússia, em novembro de 1896 e morreu em junho de 1934, com apenas 38 anos, vítima de tuberculose, doença que o acompanhou desde os 20 anos de idade. Embora sua carreira tenha sido breve, suas contribuições à Psicologia deram novos rumos às pesquisas nesta área na época e tornaram-se elementares para a compreensão do processo de desenvolvimento do indivíduo até os dias atuais.
Vygotsky, desde muito jovem, demonstrou grande preocupação com a questão do desenvolvimento do ser humano e, em todas as suas experiências e pesquisas, sempre buscou explicar os processos de aprendizado e desenvolvimento e sua relação com aspectos sociais. Assim, sua teoria se baseia no princípio de que, o desenvolvimento do indivíduo se dá como resultado de um processo sócio-histórico e cultural, observando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento à medida que este indivíduo interage com seu meio. Para Vygotsky, a linguagem humana é o principal instrumento de mediação, constituindo-se como um sistema simbólico fundamental para mediação de sujeito/objeto.
Embora tenha sido rápida a sua passagem por aqui, em conseqüência de uma morte precoce, a carreira de Vygotsky é marcada pela produção de memoráveis trabalhos no campo da psicologia, além de ter dado contribuições significativas nas áreas de